top of page
Foto do escritorDra.Jaqueline A. Ferreira

Está dormindo mal!? Sua dieta pode contribuir para desregular seu sono

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Está dormindo mal a noite. Veja quais alimentos podem atrapalhar ou facilitar seu sono.

Sabe aquela dica da vovó de que um leitinho com mel pode te ajudar a pegar no sono, mas comer algo pesado pode te dar pesadelos? Ela não estava tão errada assim quanto a isso. Comer os alimentos certos pode ser um importante elemento para o seu descanso.

Alguns alimentos podem atrapalhar uma boa noite de sono, como o álcool, a cafeína e outras substâncias como a nicotina. Mas, não se engane, muitos outros alimentos podem atrapalhar seu sono sem você saber, como chocolate e alguns chás. Portanto, nada de chocolate à noite se dormir é um problema.

“A química de alguns alimentos pode alterar a produção de substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro, portanto, o que comemos interfere diretamente na qualidade do nosso sono


E quais seriam os alimentos que melhoram o sono?



Aveia

“Rica em melatonina, o hormônio do sono, a aveia induz o relaxamento e ajuda no funcionamento do metabolismo e, por isso, acaba se tornando um ótimo lanche da noite”, comenta a especialista.

Mel

Por ser um carboidrato, responsável por aumentar os níveis de insulina no sangue, o mel facilita a entrada do triptofano no cérebro, que posteriormente se torna serotonina e estimula o corpo a dormir profundamente.

Banana

Alimento clássico e muito usado como indutor natural de sono, a banana é um eficiente relaxante muscular por possuir triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio. Ela estimula a produção de serotonina, hormônio responsável por induzir o sentimento de bem-estar, e, consequentemente, ajuda a diminuir ansiedade e irritação.

Grão de bico

O grão de bico possui uma infinidade de benefícios para a saúde, pois, contém quantidades elevadas de vitamina B6, que, assim como a banana, estimula a produção do chamado hormônio do sono.

Alface

A alface contém grande quantidade de lactucina e lactupicrina na composição. Essas substâncias, presentes no talo do alimento, atuam como calmantes e relaxantes naturais, esclarece.

Maracujá

Conhecido como calmante natural, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, além de vitamina C, que, de acordo com a especialista, reduz a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Ajuda também nas funções imunológicas e emocionais e fazendo com que o sono seja induzido de forma sutil.

Camomila

Outro alimento clássico e conhecido por estimular o sono é a camomila. Essa iguaria contém glicina, um aminoácido que possui um leve efeito sedativo, relaxando músculos e o sistema nervoso

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page