top of page
Foto do escritorDra.Jaqueline A. Ferreira

Dietas de moda x Reeducação alimentar

Atualizado: 6 de set. de 2021

Na hora de perder peso, muitas pessoas aderem às dietas da moda que prometem emagrecimento milagroso. Esses regimes estão estampados em revistas, nos programas de televisão e na internet. Então, é fácil ter acesso a eles.

Por outro lado, a reeducação alimentar, uma maneira mais saudável de perder peso. Entenda como funciona cada um desses métodos, as suas vantagens e desvantagens!


Dietas da moda:


Boa parte das dietas é focada na diminuição do consumo de calorias, o que inclui a restrição a determinados alimentos. Na Dukan, Atkins


e cetogênica, por exemplo, o indivíduo consome pouco ou nada de carboidrato, já que o excesso desse nutriente é um  dos principais responsáveis pelo ganho de peso.


Nesses casos, você consegue perder medidas rapidamente, por conta da restrição alimentar. No entanto, se voltar a consumir os alimentos de antes, o corpo sofrerá o efeito sanfona, recuperando o peso perdido.


Vantagens das dietas:

Como já dito, a vantagem das dietas é que elas possibilitam perder peso em um curto espaço de tempo. Em uma semana é possível perder cerca de 5 kg. Além disso, dependendo do estilo de alimentação adotado, você pode ter alguns benefícios para a saúde. Na dieta mediterrânea, considerada já um estilo de vida, a alta ingestão de Ômega-3 favorece as atividades cerebrais e mantém a mente bastante ativa. Portanto, as vantagens irão depender do regime seguido.


Desvantagens das dietas:

Quando o assunto é dieta, há algumas desvantagens que merecem ser consideradas. Como os regimes são restritivos, a falta de determinados nutrientes pode ocasionar efeitos negativos à saúde.

No caso do carboidrato, ele é responsável pela energia e bom humor. Dessa forma, ao adotar uma dieta muito restritiva a esse nutriente, é normal sentir mais cansaço, desânimo e ter dificuldades de concentração.

Além disso, as dietas têm como desvantagem o efeito sanfona. Bastante conhecida por todos, essa situação consiste na volta do organismo ao peso de anterior. De acordo com estudo de pesquisadores do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago (CHUS), a resposta a uma forma de tratamento para emagrecer está relacionada com características físicas individuais.

Se o indivíduo possui mais ou menos determinado hormônio, ele pode ter facilidade ou não de retornar à forma física. Desse modo, mesmo que ele faça uma dieta durante um curto tempo, assim que voltar a se alimentar como antes, há chances de perder o resultado obtido.

O efeito sanfona ocorre, portanto, porque as dietas são generalizadas e não consideram as características individuais. Por esse motivo, muitas pessoas que seguem regimes que encontram na revista ou televisão tendem a não conservar o resultado a médio e longo prazo.

Às vezes, a dieta não é seguida até o fim porque o indivíduo não se identifica com ela, seja pelo nível de restrição ou por não gostar de alguns alimentos. Nessas situações, a alimentação nem chega a atingir o objetivo de emagrecimento ou, se consegue, ele não costuma ser mantido por muito tempo.


Reeducação alimentar

Na reeducação alimentar, o grande foco é reaprender a comer, colocando diferentes tipos de nutrientes no prato e diminuindo gradativamente a quantidade de calorias. Dessa forma, o corpo gastará mais energia do que consumiu, gerando assim o emagrecimento.

Essa é a única forma de perder medidas de maneira duradoura, já que é um método sustentável pensado a médio e longo prazo. Diferentemente das dietas, que têm um prazo para acabar, a reeducação pode durar para sempre se você quiser.

Segundo estudo de cientistas da Universidade de Copenhague, o corpo demora aproximadamente doze meses para se estabilizar após uma dieta. Por esse motivo, mais importante do que restringir a alimentação durante alguns dias ou semanas, é mudar o estilo de vida para manter o peso.


Vantagens da reeducação alimentar

É mais simples reeducar o cérebro para consumir alimentos nutritivos do que restringir a alimentação, ainda que durante um tempo. No processo de reeducação alimentar, você passa a se alimentar da maneira correta com todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar bem.

Ainda que a construção de hábitos saudáveis aconteça de maneira progressiva, ela é muito importante para o organismo. Além da aparência, o funcionamento de todo o metabolismo se beneficia quando a pessoa mantém uma dieta equilibrada, faz exercício, evita o tabagismo e outros comportamentos que prejudicam a saúde.

O corpo também reage positivamente à reeducação. Os cabelos e as unhas, por exemplo, ficam mais fortes, enquanto a pele pode se tornar mais firme por causa da alimentação. A saúde também agradece, já que uma dieta balanceada fortalece o sistema imunológico e evita uma série de doenças.


Desvantagens da reeducação alimentar

Ao contrário das dietas da moda, que ajudam a emagrecer em poucos dias, na reeducação alimentar, a perda de peso ocorre de maneira gradual. Além do mais, por envolver uma mudança de hábitos, a nova alimentação requer um tempo até que a pessoa se acostume e se sinta confortável.





42 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page